quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem foi Erastótenes ?

Erastótenes de Cirene

Matemático, astrónomo, geógrafo, historiador e poeta grego, Erastótenes viveu de 276 a.C. a 194 a.C.

Nasceu em Cirene, uma colónia grega a oeste do Egipto, sob o domínio do faraó Ptolomeu III. Passou a maior parte da sua vida activa em Alexandria.
Na juventude, estudou na escola de Platão em Atenas.


Ocupou uma das posições de maior prestígio no mundo helénico, director da biblioteca. Além de críticas literárias, escreveu várias obras sobre Geografia, Filosofia, História, Astronomia e Matemática.
Uma das grandes contribuições de Erastótenes foi o seu cálculo da circunferência e do diâmetro da Terra.



Erastótenes é conhecido na Teoria dos Números pelo seu crivo, descrito no texto Testes simples de primalidade, criado em 230 a.C. e com o qual é possível encontrar todos os números primos menores que um dado número inteiro n.


O Crivo de Erastótenes
Tendo em conta que a multiplicação é uma operação mais fácil de realizar do que a divisão, Erastótenes teve a brilhante ideia de organizar estes cálculos em forma de crivo ou peneira.
Um dos meios mais eficientes de achar todos os números primos pequenos, por exemplo os menores que 10 000 000, é usando o Crivo de Erastótenes (± 240 a.C.).
Basta fazer uma lista com todos os inteiros maiores que um e menores ou igual a n e riscar os múltiplos de todos os primos menores ou iguais à raiz quadrada de n (n½). Os números que não estiverem riscados são os números primos.





“Antes que me perguntem, um crivo é uma peneira.”
(Erastótenes)










2 comentários:

Inês disse...

Já conhecia...

MR disse...

É natural. Erastótenes foi de facto importante na sua época.
Obrigada pelo seu comentário e pela sua visita. Volte sempre.
MR