sábado, 30 de abril de 2011

A não perder !

QUANDO A MATEMÁTICA SE ATREVE PELA ARTE, E QUANDO A ARTE SE METE COM A CIÊNCIA


Oradores: João Cutileiro e Nuno Crato

Moderadora: Ana Sousa Dias

Local: Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, 14 de Maio, 17h 



Numa conversa livre, o conhecido escultor João Cutileiro e o matemático e divulgador científico Nuno Crato abordam as diferenças e pontos de contacto entre a perspectiva artística e a científica, referindo usos da matemática na arte e a perspectiva estética do trabalho matemático.
 
João Cutileiro é um escultor e ceramista português, cujo trabalho artístico é reconhecido aquém e além fronteiras. Nascido em Lisboa, em 1937, fez os seus estudos na Escola Superior de Belas Artes, em Lisboa, e na Slade School of Art, em Londres. O mármore é o seu material de eleição e o corpo feminino a sua principal inspiração, sendo a justaposição de peças um elemento que também caracteriza a sua obra. São famosas as suas esculturas de nus femininos e outras obras modernas de arte pública, em que se destaca a polémica estátua de D. Sebastião (1973), em Lagos, que rompeu com os cânones artísticos tradicionais, e o Monumento ao 25 de Abril (1999), no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Ao longo da sua carreira recebeu numerosos prémios e menções honrosas e expôs as suas obras nos quatro cantos do mundo: da Alemanha a Nova Iorque, de S. Paulo a Macau, sem nunca esquecer o país natal. A paixão pelas suas origens alentejanas levou-o a mudar-se para Évora em 1985, onde tem expostas muitas das suas obras.
 
Nuno Crato é professor catedrático de Matemática e Estatística no  Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, e pró-reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa. Recentemente foi nomeado CEO do Taguspark, o maior parque de Ciência e Tecnologia do país. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) de 2004 a 2010 e é presidente da Assembleia Geral do Centro Internacional de Matemática (CIM).

Doutorou-se em Matemática Aplicada nos Estados Unidos e trabalhou depois nesse país muitos anos, como investigador e professor universitário. O seu trabalho de investigação incide sobre processos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente computacionais e financeiras. Em paralelo com o seu trabalho académico, tem-se empenhado na divulgação científica e preocupado com a educação em Portugal. O seu trabalho de popularização da matemática tem sido traduzido e publicado em diversas línguas, nomeadamente em Inglês pela Springer.

A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com um European Science Award, ficando em segundo lugar na categoria de Science Communicator of the Year.

Em 10 de Junho de 2008 foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.


 http://cadernosdematematica.blogspot.com/

Sem comentários: